Especialista das FAA prepara destruição de explosivos

Mbanza Kongo – Setecentos e 93 diversos engenhos explosivos não detonados foram destruídos, esta sexta-feira, na localidade de Tuku, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, pelo Instituto Nacional de Desminagem (INAD).

Um nota de imprensa do INAD enviada à ANGOP indica que os artefactos foram removidos em 2021 na área adjacente à delegação provincial das Finanças, no bairro Sagrada Esperança, na cidade de Mbanza Kongo.

O local, segundo o documento, era um quartel militar das extintas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA).

Dentre os explosivos constam 28 morteiros de 82mm, 218 morteiros de 60mm, dois morteiros de 81mm, 18 granadas de diferentes tipos, 27 rockets de 75mm, RPG-9, RPG-7, oito cargas explosivas de RPG-7, dois projécteis B-10 e 319 munições diversas.

A localidade de Tuku dista a 15 quilómetros do centro da cidade de Mbanza Kongo.

Em declarações à ANGOP, o chefe de departamento local do INAD, David Ndue, justificou o atraso na destruição dos artefactos com a chegada tardia ao Zaire dos dispositivos de segurança utilizados no procedimento.

Revista Destemidos