Europa segue o caminho da militarização, diz Maria Zakharova

A União Europeia continua o curso de militarização e está se integrando gradualmente com a OTAN, enquanto suas pretensões relativamente ao seu caráter pacífico e diplomacia são ficções, declarou a representante oficial do MRE russo, Maria Zakharova.

A primeira estratégia de defesa na história da Europa foi aprovada nesta segunda-feira (21) pelos altos representantes da UE em Bruxelas. Agora, o documento deve ser apoiado oficialmente pelos líderes dos países-membros da União em 24 de março.

“As declarações do alto representante da UE para os Assuntos Estrangeiros e Política de Segurança, Josep Borrell, no fim da sessão conjunta dos chanceleres e ministros da Defesa dos países-membros da UE, em 21 de março, mostram que as pretensões da UE quanto a ser uma aliança pacífica e até ‘diplomática’ não passam de ficção”, diz o comunicado.

Borrell detalhou, porém, que a estratégia não prevê a criação do exército europeu, os exércitos nacionais permanecem, mas vão cooperar melhor.

Além disso, os ministros das Relações Exteriores da UE concordaram em aumentar o financiamento para ajuda militar à Ucrânia em 500 milhões de euros, até um bilhão de euros no total.

Revista Destemidos.

G.G.M.Â