O auditório da Academia diplomática Venâncio de Moura, em Luanda, acolhe esta quarta-feira, uma conferência com o tema A Batalha do Cuito Cuanavale e o seu Impacto na Harmonização Política, Económica e Social da África Austral”.

O colóquio, a realizar-se em alusão ao Dia da Libertação da África Austral, terá como oradores o especialista em Relações Internacionais, Francisco Ramos da Cruz, o secretário para a Saúde Pública, Franco Mufinda e o académico Issau Agostinho.   

O encontro, aberto ao público mediante apresentação do certificado de vacinação será, igualmente, transmitido via zoom.

A data está associada à célebre batalha do Cuito Cuanavale (1988, Cuando Cubango), segundo historiadores a maior batalha convencional depois da Segunda Guerra Mundial, que opôs o Exército angolano, ajudado pelas forças internacionalista cubanas, às forças invasoras sul-africanas do “Apartheid”.

O 23 de Março pôs fim ao mito da invencibilidade das forças do então regime segregacionista sul-africano, abrindo porta à Independência da Namíbia, à libertação de Nelson Mandela, ao fim do “apartheid” e à paz e estabilidade na África Austral.

Adoptada por unanimidade na 38ª Cimeira da SADC (Whindoek, 16 e 17 de Agosto de 2018), a efeméride é uma justa homenagem a figuras como os Presidentes Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos (Angola), Fidel de Castro (Cuba), Sam Nujoma (Namíbia), Kenneth Kaunda (Zâmbia), Samora Machel (Moçambique), Oliver Tambo, falecido líder do ANC, e outros, anónimos, que muito fizeram para a derrota e erradicação do Apartheid, e para os países da região trilharem juntos os caminhos da paz, da segurança, da liberdade, da justiça e da democracia.

Revista Destemidos.

G:G:M:Â