O secretário-geral da NATO acrescentou ainda que “a guerra do presidente Putin contra a Ucrânia quebrou a paz e chocou o mundo”

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, comentou, numa conferência de imprensa com o chanceler alemão, Olaf Scholz, em Berlin, na manhã desta quinta-feira, a invasão da Ucrânia pela Rússia.

“A guerra do presidente Putin contra a Ucrânia quebrou a paz e chocou o mundo”, começou por dizer aos jornalistas, citado pela BBC.

Stoltenberg prestou ainda tributo às forças de Kyiv e prometeu continuar a apoiá-las “para defender o direito à autodefesa consagrado na carta da ONU”. Elogiou ainda a Alemanha pelo apoio militar e humanitário que tem prestado à Ucrânia.

“A NATO tem a responsabilidade de prevenir esta guerra de continuar a escalar”, disse, alertando os membros do bloco de segurança que “a paz e a segurança não podem ser dadas por garantidas”

O secretário-geral referiu ainda que “ontem, os ministros da defesa começaram a considerar ser necessário reforçar a defesa e dissuasão a longo prazo”. Relembrou ainda que “isso exigirá grandes investimentos”.

Por seu lado, Scholz disse que a Alemanha tinha aumentado o financiamento nas suas forças armadas para garantir que “a NATO é capaz de cumprir os seus deveres e mandato”.