Uma foto de Nas e Tupac de 1993 levou o rapper de Queensbridge a um tribunal federal

De acordo com o Radar Online, o famoso fotógrafo Al Pereira nomeou Nas em um processo, alegando que ele compartilhou a foto de Pereira mostando Tupac Redman do lado de fora do Club Amazon em 1993 sem permissão ou licenciamento do trabalho. Por documentos judiciais, o rapper recarregou a foto em sua conta pessoal do Instagram em 2020, três anos depois que Pereira registrou os direitos autorais.

Pereira entraria com o processo em fevereiro e, aos seus olhos, o valor da foto diminuiu depois que Nas a postou no Instagram. Ele está processando por danos e uma liminar contra o rapper por usar seu trabalho. O processo contra ele não é o primeiro de Pereira em relação ao seu trabalho. Em 2017, ele processou Kylie e Kendall Jenner por uso ilegal de fotos que tirou de Pac e The Notorious BIG. Os Jenners tentaram usar as fotos como parte de uma linha de roupas.

Em entrevista ao Culture Crush, Vikki Tobak, criadora de Contact High: A Visual History of Hip-Hop, relembrou o momento em que descobriu a foto do NasPac e Redman, bem como The Notorious BIG. “Descobrimos uma foto de Al Pereira que é uma foto muito infame de Biggie, Redman e Tupac juntos”, disse ela. “E também naquela folha de contato, quando estávamos passando por isso, havia uma tira de imagens de Tupac e Nas. Já foi engraçado, quando Al conta a história de um “grande cara” tentando entrar em sua foto de Tupac e Redman, e que acabou sendo o próprio Biggie Smalls antes de assinar.”

Foto: Al Pereira/Michael Ochs Archives/Getty Images

“Então, além disso, acontece que nunca houve uma foto de Tupac e Nas juntos. Al nunca percebeu que estava na folha de contato porque na época em que a pegou, Nas não era nem um pouco famoso. Foi em 1993, e o primeiro álbum dele não saiu até 1994. Ele era apenas um garoto, gravando e fazendo o seu caminho, e arruinando a cena”.

“E Al, sendo o tipo de fotógrafo que ele é, disse: ‘Vou pegar as fotos das pessoas que posso vender para revistas, que são Tupac e Biggie’. Então aquela foto, quando a descobrimos, significou muito para Nas, porque também tinha um de seus amigos mais próximos, que acabou falecendo alguns anos depois que a foto foi tirada, na foto com ele”.