Saiba como as startups funcionam

Por: Edson Carlos

Hoje sabe-se que para se criar uma empresa ela precisa nascer em torno de uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerteza, mas acreditar que o projecto em causa pode ter resultados plausíveis apesar das dificuldades

Startup, o que é?

O termo startup era praticamente desconhecido em Angola. Por volta de 2010 o conceito se tornou mais comummente utilizado..

O significado literal seria “empresa emergente” – na verdade, o termo é intraduzível ao pé da letra. Sinônimo de iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento, sempre foi revestido de uma aura romântica, lembrando jovens trabalhando em uma garagem em torno de uma ideia que ninguém sabia explicar muito bem qual era.

Pense no surgimento da Apple e da Microsoft, e terá captado a ideia. Empresas não convencionais, que poderiam submergir em semanas ou arrecadar fortunas, e aí desaparecer, ou não, subitamente. Esta é a ideia a que o termo startup remete.

O que os investidores chamam de startup?

uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

Uma startup é uma empresa inovadora em fase inicial, com grande potencial de crescimento, habitualmente relacionada com a área da tecnologia.

A expressão startup (start-começar| up – subir) transmite a ideia de rápida evolução e crescimento elevado numa fase inicial do negócio.

No fundo, o conceito de startup passa por uma visão que se transforma numa criação de um modelo de negócio inovador, repetível e escalável. Ou seja, uma startup encontra soluções criativas e “fora da caixa” para a resolução de determinado problema ou necessidade e consegue crescer rapidamente sem aumentar as despesas de forma proporcional.Por exemplo, criar um novo hotel não é considerado uma startup, pois este é um modelo de negócio plenamente testado no mercado e com resultados previsíveis. No entanto, criar uma plataforma online como Tupuca, MenosFios, DEYA, Booking ou Trivago, já poderá ser considerado startup, pois alia a área tecnológica à inovação e à criação de novas soluções.

Revista Destemidos