Fotos ilustrativas

Fotos ilustrativas

O Credit Suisse foi acusado por uma investigação internacional realizada por diversos meios de comunicação de hospedar fundos de origem criminosa ou ilícita.

O banco suíço disse que “rejeita veementemente as alegações e insinuações sobre as supostas práticas comerciais do banco”.

A investigação do Projeto de Denúncias sobre Crime Organizado e Corrupção (OCCRP), um consórcio de 47 meios de comunicação, incluindo o francês Le Monde, o britânico The Guardian, o americano Miami Herald e o alemão Süddeutsche Zeitung, é baseado em dados de mais de 18.000 contas bancárias hospedadas desde o início da década de 1940 e até o final da década de hoje.

Os dados, fornecidos anonimamente ao Süddeutsche Zeitung há pouco mais de um ano, dizem respeito a contas pertencentes a 37.000 pessoas ou empresas, num valor total superior a 100 mil milhões de dólares (88 mil milhões de euros), “dos quais pelo menos oito mil milhões estão ligados a clientes identificados como problemáticos”

A investigação, com o codinome de “Suisse Secrets”, teria encontrado dezenas de contas problemáticas que somam mais de oito bilhões de dólares em ativos. Algumas das contas foram mantidas por pessoas envolvidas em escândalos de corrupção em alguns dos países mais pobres do mundo.

“A investigação global foi liderada pelo jornal alemão Süddeutsche Zeitung, que compartilhou os dados entregues por um denunciante anômino e compartilha com a organização sem fins lucrativos Projeto de Investigação do Crime Organizado e Corrupção (OCCRP, na sigla em inglês) e 46 outra mídias no mundo. Segundo o consórcio, nenhuma mídia suíça participou das investigações devido ao risco de processo criminal. Os dados foram divulgados por um denunciante auto-descritivo.”.

#Fonte

https://www.swissinfo.ch/por/vazamento-de-dados-do-banco-credit-suisse-revela-fortuna-de-mais-de-us–100-bilh%C3%B5es/47364582

#Edicacao

#OliviaGoncalves